domingo, 3 de abril de 2016

Engenheiro civil x Técnico em edificações: qual é a diferença?

/carreira

Engenheiro civil x Técnico em edificações: qual é a diferença?

É normal não saber distinguir o engenheiro civil do técnico em edificações. Até porque, tecnicamente falando, ambas possuem conhecimentos na área da construção civil. Mas, você saberia dizer qual é a diferença entre essas duas profissões? Veja algumas características de cada uma e tire suas dúvidas:
engenheiro civil e tecnico em edificacoes
O que faz um engenheiro civil?
A engenharia civil é voltada para o desenvolvimento de projetos, além de gerenciar, executar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma. E o profissional que atua nessa área, o engenheiro civil, projeta, planeja e constrói casas, prédios, pontes e etc.
O curso dessa profissão dura cinco anos. O mercado de trabalho é muito amplo, assim como as áreas de atuação, que permitem aos profissionais se ajustarem onde encontram afinidade e realização.
De acordo com o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o cálculo do salário mínimo profissional é de 7 h diárias = 7,25 salários mínimos e de 8 h diárias = 8,5 salários mínimos.
engenheiro civil
O que faz um técnico em edificações?
Tanto o desenvolvimento quanto a execução de obras, de setor público ou privado, seja qual for o porte da construção, é realizado pelo técnico em edificações. Além de prestar assistência direta aos engenheiros responsáveis pelos projetos.
O mercado de trabalho é voltado para diversos setores, dentre eles pode-se trabalhar com vendas técnicas de projetos, por vezes em sintonia com imobiliárias. Muitos profissionais montam suas próprias empresas voltadas a trabalhos rápidos e precisos.
O site Guia da Carreira, com base em uma pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), divulgou o salário inicial de técnico em edificações: R$ 2.085,57.
tecnico em edificacoes
E agora, depois que viu algumas curiosidades de cada curso já sabe diferenciá-los?
Crédito/fonte da foto: Adnzuna e Unisinos
Fonte do post: UCPExplica Tudo e CREASP

Um comentário: